Essa semana falaremos sobre a importância da atividade física na infância. De acordo com o Manual “Obesidade na infância e adolescência” (2012) da Sociedade Brasileira de Pediatria, a obesidade infantil está associada a diversas doenças crônicas na vida adulta, por isso sua prevenção na infância se torna de grande importância.
É recomendado que as crianças e adolescentes pratiquem atividade física diariamente. Essa prática pode ser vivenciada de formas variadas como nos esportes, nas brincadeiras e jogos com os colegas ou familiares, entre outros. A orientação quanto a intensidade e o tempo de cada atividade física precisa ser avaliada caso a caso, entretanto a orientação geral é que a criança seja ativa fisicamente. Além disso, hábitos alimentares saudáveis também são extremamente recomendados. Portanto, os melhores indicativos de prevenção da obesidade nas fases posteriores da vida são a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável na infância.
Referência:
Obesidade na infância e adolescência – Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. 2ª. Ed. – São Paulo: SBP. 2012. 142 p. (https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/14297c1-man_nutrologia_completo.pdf)