COMO AVALIAREMOS OS VASOS SANGUÍNEOS NO BRISA?

Nos post passado falamos da importância em se avaliar os vasos sanguíneos para a prevenção das doenças do coração, dos rins e do cérebro na vida adulta. Agora vamos conhecer como será feita essa avaliação nas crianças do Projeto BRISA.

Nesse estudo, faremos um exame chamado medida da VOP (Velocidade de Onda de Pulso) para saber a saúde dos vasos sanguíneos. Quando o coração bate ele bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo pelos vasos sanguíneos arteriais. O sangue viaja como uma onda do mar, saindo do coração e caminhando para os vasos arteriais mais distantes do corpo. Você pode sentir a passagem dessa onda, a cada batimento do coração, colocando a ponta dos dedos na artéria que passa no seu pulso. Essa onda que sai do coração, caminha nas artérias com uma certa velocidade. Na medida que os vasos sanguíneos ficam mais velhos ou doentes eles endurecem. Por esse motivo, a onda do pulso viaja mais rápido pelos vasos. Ou seja, quanto mais rápido a onda de pulso caminha, mais danificados estão os vasos sanguíneos.

O exame que nós vamos fazer é simples, demora cerca de 10 minutos e não causa dor na criança. Nós usamos um aparelho que possui uma canetinha que capta o movimento dos vasos sanguíneos. Nós vamos colocar essa canetinha em cima da artéria do pescoço, chamada carótida e em cima da artéria da perna, chamada femoral, para gravar a forma da onda de pulso. Nós vamos medir a distância com uma fita métrica do pescoço para a perna e com essas duas medidas conseguiremos saber a velocidade da onda do pulso.

No final do estudo vamos saber quais as crianças que têm a velocidade de onda mais rápida e que tem mais chance de ter doenças na vida adulta. Esta informação vai ser útil para que desde pequeno se faça a prevenção de doenças dos vasos sanguíneos no futuro.

Quando chegar o momento adequado, não deixem de participar!

VOCÊ PODE GOSTAR ...