As capacidades físicas como: capacidade cardiorrespiratória, força e flexibilidade muscular são exemplos de capacidades que compõem as aptidões físicas relacionadas à saúde. Estas são essenciais para realização das atividades simples do dia a dia tais como deitar, sentar e levantar, subir escadas e caminhar (Guedes et al., 2002).
No “BRISA fase escolar” uma das avaliações será do nível de força da preensão palmar feita por meio de um aparelho chamado dinamômetro manual. Nesta etapa, as crianças serão instruídas a realizar a tarefa de preensão palmar em contração máxima, ou seja, apertar com a mão, com toda força, a alavanca que tem no aparelho. As crianças realizarão três tentativas e para a análise será considerada somente a tentativa de melhor desempenho.
É importante lembrar que a prática de atividade física e o desenvolvimento de capacidades físicas vão além da estética corporal, sendo fator fundamental para promoção e desenvolvimento da saúde!
Referência:
Guedes DP, et al. Atividade física habitual e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento 10(1):13-21, 2002.