Vamos encerrar a semana falando de outra avaliação que vai nos ajudar a obter os dados de composição corporal no BRISA: DXA.
O DXA é um método de análise por imagem, considerado um dos métodos mais precisos para avaliação da composição corporal de adolescentes, especialmente para avaliação da Massa Óssea. Mas ele não avalia apenas a Massa Óssea, com ele também é possível obter os valores de Massa de Gordura e Massa Magra. Ele é um equipamento muito sensível, por isso é preciso um ambiente apropriado e um avaliador bem treinado para que ele possa ser realizado de forma adequada.
Esse também é um exame rápido e indolor, e gera menos desconforto, pois só é preciso ficar deitado de forma relaxada durante sua realização.
Os participantes do BRISA farão um escaneamento do corpo por meio do DXA e serão capturadas especialmente 3 imagens para avaliação:
- Corpo total
- Coluna lombar
- Colo do fêmur
Com a obtenção desses resultados é possível avaliar se a densidade óssea de nossas crianças/adolescentes está dentro da faixa de referência para sua idade e sexo.
Na presença de alterações desses resultados, é preciso que haja uma investigação mais profunda das causas e um direcionamento para um tratamento.
Acompanhar o desenvolvimento e crescimento é fundamental para proporcionar uma vida mais saudável.
Referência:
Ribeiro SML, Melo CM, Tirapegui J. Avaliação nutricional: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.