Esta semana falaremos sobre as avaliações que serão feitas na fase escolar do projeto BRISA, relacionadas às atividades físicas das crianças:
1) o acelerômetro de pulso (ou actígrafo);
2) o questionário PAQ-C (Physical Activity Questionnaire for Children);
3) o dinamômetro.
Hoje começaremos falando sobre o “acelerômetro de pulso”.
Por meio deste pequeno aparelho é possível estimar a aceleração da gravidade e o deslocamento diário do indivíduo, ou seja, durante o período em que a pessoa estiver com o acelerômetro no pulso ele registrará de tempos em tempos a atividade física do usuário. Assim, o acelerômetro irá nos dizer os momentos de maior atividade, como por exemplo, uma aula de educação física, e os momentos de menor atividade, como quando estamos dormindo.
Conhecer os níveis de atividade física das nossas crianças é de grande importância para identificar o sedentarismo que é um fator de risco para diversas doenças na vida adulta, incluindo a obesidade, diabetes, hipertensão arterial entre outras!