PRESSÃO ARTERIAL – PARTE 1

O interesse no estudo da presença de pressão alta nas crianças e adolescentes é antigo, porém, ainda hoje, o diagnóstico desta alteração de saúde chamada hipertensão tem sido feito de forma tardia por causa da falta de prática em medir a pressão como rotina nas consultas médicas das crianças.

Diferente dos adultos, a medida da pressão arterial nas crianças necessita de aparelhos com ajustes para crianças e os valores considerados normais dependem de tabelas separadas para meninos e meninas e de ajustes de acordo com o tamanho e a idade.

A hipertensão é um problema de saúde pública mundial e não é diferente no nosso país. Sabe-se que hoje há aumento dos casos da doença em crianças, principalmente associado ao aumento do peso e da falta de atividade física.

Desse modo, ressaltamos a importância da medida da pressão arterial na criança de forma rotineira, evitando, principalmente o aparecimento de doenças do coração, dos rins e do cérebro na vida adulta. O aumento de pressão geralmente não produz sintomas, assim a doença pode progredir de forma silenciosa ao longo de anos.

Quanto mais cedo descobrirmos, maior a chance de controlarmos a pressão e evitar doenças no futuro!

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21635c-MO_-_Hipertensao_Arterial_Infanc_e_Adolesc.pdf

VOCÊ PODE GOSTAR ...