Docentes

Marco Antonio Barbieri

Professor Titular de Pediatria e desde 1988 é coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) no Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Na mesma instituição estudou Medicina (formado em 1967) foi médico residente em Pediatria (1968/69) e completou o curso de Mestrado Master (1973) e Doutorado em Pediatria (1975). Em 1971 foi fellow em Pediatria Social com a Professora Natalie Masse no Centre Internationale de L?enfance (Paris, França) e em 1978/80 fez estágio de pós-doutorado com o Professor J. M. Tanner no Institute of Child Health (Londres, Reino Unido). Foi coordenador do primeiro estudo de coorte de nascimentos no Brasil (1978/79). Desde então está envolvido nos estudos de coortes realizados em Ribeirão Preto, SP, e São Luís, MA. Esses estudos têm investigado os determinantes e as consequências em longo prazo do baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo e restrição do crescimento intrauterino. É pesquisador sênior do CNPq. Suas principais áreas de interesse são: crescimento humano, epidemiologia perinatal, mortalidade infantil e origem desenvolvimentista da saúde e da doença. Coordena outro estudo de coorte de nascimento iniciado recentemente (2010), o estudo BRISA (Brazilian Ribeirão Preto and São Luís Birth Cohort Studies), que visa estudar novos fatores etiológicos do nascimento pré-termo e da saúde perinatal, e o crescimento e desenvolvimento infantil a partir do segundo ano de vida. Essa pesquisa tem apoio da FAPESP, do CNPq e da FAEPA. Coordena ainda em Ribeirão Preto, desde 2013, o projeto financiado pelo DECIT/CNPq que está revisitando, a partir de 2015, as coortes de nascimentos em andamento mais antigas do país, de Ribeirão Preto, Pelotas e São Luís, abordando temas relacionados a precursores das doenças crônicas do adulto, composição corporal e obesidade, capital humano e saúde mental.


Viviane Cunha Cardoso

Médica graduada pela Universidade Católica de Pelotas (1997), com residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e com especialização em Infectologia Pediátrica pelo Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) (2000). Mestrado (2004) e doutorado (2008) em Saúde da Criança e do Adolescente pela FMRP-USP. Atualmente é professora doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP e orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Saúde Materno-infantil, Crescimento e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento, auxologia, estudos epidemiológicos, estudos de coorte, baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo, doenças crônicas não-transmissíveis e síndrome metabólica. Está envolvida em três estudos de coortes de nascimentos realizados nos últimos 40 anos em Ribeirão Preto, SP, e em São Luís, MA, que investigam a saúde do ciclo vital.


Heloisa Bettiol

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1980. Pediatra pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1983). Mestrado (1990), Doutorado (1995) e Livre-Docência (2011) em Pediatria pela FMRP-USP. Pós-doutorado pelo Kings College London (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente de 2011 a 2016 e Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FMRP-USP de 2014 a 2016. É pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil. Suas principais áreas de interesse são: crescimento humano, epidemiologia perinatal, mortalidade infantil e origem desenvolvimentista da saúde e da doença. Está envolvida em três estudos de coortes de nascimentos realizados nos últimos 40 anos em Ribeirão Preto, SP, e São Luís, MA, que investigam os determinantes e consequências do baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo e restrição do crescimento intrauterino. Entre suas principais investigações, descreveu o papel da cesariana na tendência de aumento das taxas de nascimento pré-termo e baixo peso ao nascer no Brasil, e no desenvolvimento da obesidade em crianças e adultos jovens. Desde 2015 participa do Consórcio RPS, que está revisitando as coortes de nascimento mais antigas do país, as de Ribeirão Preto, Pelotas e São Luís, abordando temas relacionados a precursores das doenças crônicas do adulto, composição corporal e obesidade, capital humano e saúde mental. Coordena em Ribeirão Preto a pesquisa vinculada a esse consórcio que está reavaliando as crianças nascidas em 2010, participantes do estudo denominado BRISA (acrônimo de Brazilian Ribeirão Preto and São Luís Birth Cohort Study), financiado pelo DECIT/CNPq.


Fabio Carmona

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado pelo Children’s Hospital Boston da Universidade de Harvard (2011), e Livre-Docência (2017) pela USP. Exerceu durante 20 anos atividades na área de medicina intensiva pediátrica. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, junto ao Departamento de Puericultura e Pediatria. Desde 2008 anos atua na Farmácia da Natureza, que é uma Farmácia Viva do SUS, possui mais de 400 espécies medicinais em seu horto, e produz mais de 200 tipos de fitoterápicos, entre tinturas, cápsulas, extratos fluidos, cremes, pomadas e outros, que são dispensados gratuitamente. É responsável técnico pelo Ambulatório Fitoterápico da Farmácia da Natureza, que oferece gratuitamente consultas médicas e prescrição de fitoterápicos. Coordena disciplinas na área de fitoterapia para o curso de Medicina da FMRP-USP e coordena o programa Fitoterapia USP, que oferece formação na área para profissionais de saúde desde 2013. Conduz pesquisas pré-clínicas e clínicas nas áreas de plantas medicinais, fitoterápicos, nutrição da criança e do adolescente, com financiamento pelo CNPq e pela FAPESP, envolvendo alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.


Ivan Coelho Machado

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Residência em Nefrologia Pediátrica pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (2016). Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Puericultura e Pediatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2020). Foi médico do corpo clínico da pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos de 2016 a 2022. Exerceu cargo de médico assistente da Nefrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP de 2017 até 2023. Foi professor na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) de julho de 2022 até maio de 2023. Atualmente é professor doutor pelo departamento de Puericultura e Pediatria na área de Nefrologia Pediátrica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.


Ricardo de Carvalho Cavalli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1997, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP em 2000. Mestrado em 2001 e Doutorado em 2002 em Ginecologia e Obstetrícia na FMRP-USP e Pós-Doutorado no Beth Israel Deaconess Medical Center na Harvard Medical School em Boston de 2013-2014. Professor Associado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP desde 2011 e a partir de 2019 atuando como Professor Titular deste Departamento. Membro da Rede Brasileira sobre Estudos da Hipertensão na Gravidez (RBEHG). Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino Assistência e Pesquisa (FAEPA) do HCFMRP-USP. Coordenador Adjunto da Medicina III na CAPES. Tem experiência clínica e desenvolve pesquisa científica na área de Obstetrícia com ênfase Gestação de Alto Risco, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacocinética e Transferência Placentária na Gestação, Hipertensão na Gestação, Avaliação da Vitalidade Fetal, Ultrassonografia e Medicina Fetal.


Maria da Conceição Pereira Saraiva

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1986), mestrado em Periodontia pela Universidade de São Paulo (1994) e PhD em Epidemiologic Science – The University of Michigan – Ann Arbor (2001) com especialização em Genetics in Public Health. Atualmente é professora associada (Livre Docente) da Universidade de São Paulo, responsável pelas disciplina Epidemiologia e Bioestatística, Análise Crítica de Artigos Científicos, Causalidade e Análise de Dados Epidemiológicos junto a graduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Tem experiência em análise de grandes bancos dados e epidemiologia. Atual como pesquisadora junto as Coortes de Nascidos Vivos de Ribeirão Preto desde 2004, sendo PI do projeto BRISA (2010) com seguimento sendo elaborado para 2019. Principais áreas de pesquisa: saúde da criança e do adolescente, eventos perinatais, epidemiologia das doenças periodontais e epidemiologia do meio ambiente.