Validação da Escala de Estresse Percebido – parte 2

Essa semana estamos divulgando os resultados do estudo de validação de um instrumento para avaliação do estresse em gestantes da coorte do BRISA, chamado “Escala de Estresse Percebido”. Mas, o que é um estudo de validação? Estudos de validação são estudos realizados para comprovar a validade e precisão do instrumento para uma população específica. Ou seja, sempre que queremos usar um determinado instrumento precisamos ter certeza de que ele está realmente avaliando aquilo que ele se propõe a avaliar e o quão bem ele está fazendo isso. Além desse cuidado, temos também que avaliar como esse instrumento está se comportando na nossa população, uma vez que eles podem sofrer variações em sua versão original em função das diferentes características socioeconômicas e culturais dessa população.

Dentre as diferentes formas de avaliar o estresse, uma delas consiste em observar o grau no qual o indivíduo percebe como estressantes as diferentes situações ocorridas ao longo da sua vida.  A Escala de Estresse Percebido avalia a percepção do indivíduo sobre o quão imprevisíveis e incontroláveis lhe parecem os eventos de vida experienciados no último mês, se destacando por ser um instrumento rápido, simples e de fácil aplicação.

Acompanhem nossa próxima postagem para conhecer os resultados desse estudo e entender um pouco mais sobre esse instrumento de avaliação de estresse em gestantes!

VOCÊ PODE GOSTAR ...