“Avaliação Antropométrica” é o nome dado a um conjunto de medidas que podem ser feitas para avaliar aspectos do Estado Nutricional e do Crescimento.
As medidas mais comuns são: PESO e ESTATURA (ALTURA) que possibilitam o cálculo do tão conhecido IMC (Índice de Massa Corporal).
Para as crianças é possível avaliar o Estado Nutricional e o crescimento tanto com os valores de peso e estatura separadamente, mas também usando o IMC.
O Ministério da Saúde utiliza como referência para a avaliação do estado nutricional das crianças e adolescentes (desde o nascimento até os 19 anos) as “Curvas de Crescimento” recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para avaliar seu crescimento e estado nutricional. Existem 2 parâmetros que serão utilizados no BRISA, pois são os recomendados para adolescentes entre 10 e 19 anos (OMS, 2007):
- Estatura para idade
- IMC para idade
Dentro da avaliação antropométrica, as medidas mais utilizadas para crianças e adolescentes são peso, altura e circunferência da cintura. No próximo post vamos falar um pouco sobre a circunferência da cintura.
Fique ligado(a)!
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Série G. Estatística e Informação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Growth reference data for 5-19 years: body mass index-for-age, height-for-age, weight-for-age. Geneva: World Health Organization, 2007.